Dar adeus aos óculos é o seu sonho? Conheça a cirurgia refrativa e saiba como podemos ajudar.

Muitos pacientes que usam óculos de grau o consideram um incômodo, um fardo que afeta a autoestima assim como a qualidade de vida. Mas, o que talvez nem todos saibam, é que se livrar dos óculos é possível e está ao seu alcance.

Por que usar óculos?

A maioria dos brasileiros, em certo momento da vida, vai precisar de alguma correção visual, com óculos ou lentes de contato. Os óculos acabam sendo a solução mais comum e viável para corrigir esses problemas de visão, mas precisam ser prescritos por um médico oftalmologista, e com lentes feitas individualmente para cada paciente.

Cerca de 18,3% da população do país apresenta alguma dificuldade para enxergar de perto, de longe ou em ambas as situações, e estudos mostram que aproximadamente 53% da população brasileira precisa usar óculos para ver com qualidade.

Um médico oftalmologista deve analisar todas as dificuldades de enxergar. Ele irá avaliar a saúde dos olhos, e determinar se é necessário o uso de óculos, da mesma forma como o grau e qual o tipo de lente.

Após essa análise, o uso adequado do óculos certo pode melhorar significativamente a qualidade de vida e, também, a segurança do paciente, proporcionando uma visão mais clara, nítida e confortável.

Quem precisa de óculos

Os principais problemas de visão que demandam o uso de óculos de grau incluem:

Miopia

A miopia é muito comum, afetando cerca de 30% da população mundial. Ela geralmente começa na juventude, durante a infância ou adolescência, e pode piorar posteriormente.  Esse problema de visão faz com que tudo que está distante pareça embaçado, pouco nítido, enquanto os objetos próximos podem ser vistos corretamente, com nitidez. A miopia pode, além disso, ser um fator de risco para outras condições oculares, como descolamento de retina, catarata e glaucoma.

É importante fazer exames oftalmológicos e detectar a condição o mais cedo possível. Pessoas míopes precisam de óculos para corrigir o problema.

Leia mais sobre a catarata

Hipermetropia

Oposto da miopia, na hipermetropia o paciente tem dificuldade em enxergar claramente os objetos próximos, mas os distantes são nítidos. Ela afeta até 10% da população e prejudica a qualidade de vida com visão desfocada ao ler (ou outras ações próximas), dores de cabeça e fadiga ocular.

Um médico oftalmologista diagnostica a hipermetropia com um exame oftalmológico completo, que pode incluir testes de acuidade visual, refração e exame de fundo de olho e o uso de óculos é necessário.

Astigmatismo

O astigmatismo também é um erro refrativo, mas causa uma visão distorcida para objetos que estão perto e também distantes. Afetando cerca de 30% da população mundial, o astigmatismo combina os sintomas da hipermetropia e da miopia. O oftalmologista deve diagnosticar a condição através de um exame completo e orientar o uso de óculos.

A miopia, astigmatismo e hipermetropia são problemas refrativos comuns que afetam a visão de uma maneira diferente e precisam de uma lente (de óculos ou de contato) para serem corrigidos e devolver a qualidade da visão.

Confira algumas dicas de exercícios que pacientes com condições oftalmológicas podem fazer:

Óculos ou lentes de contato?

Quando um paciente diagnosticado com erros refrativos opta por uma correção visual não invasiva, pode escolher entre lentes de contato igualmente como óculos. Essa decisão depende de vários fatores. Alguns pontos positivos e negativos de cada um:

Óculos

Lentes

Entretanto, nem todos os pacientes podem usar as lentes de contato. A escolha depende da orientação do profissional oftalmo, preferência pessoal, necessidades individuais do paciente e problema específico.

As opções para dar adeus aos óculos

Para aqueles pacientes que realmente querem se livrar dos óculos e dos incômodos que ele traz – assim como as lentes de contato – existem opções para tornar esse sonho realidade. Existem opções cirúrgicas e extremamente seguras disponíveis para corrigir os problemas refrativos e permitir um adeus final aos seus óculos. Conheça algumas dessas opções!

A cirurgia refrativa é uma das soluções mais populares, seguras e eficazes.

Com cada vez mais procura nos últimos anos, por pacientes de todas as idades que desejam eliminar o uso de óculos ou lentes de contato, esse procedimento é capaz de corrigir problemas como a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia.

Sendo uma solução definitiva para quem busca mais qualidade de vida, a cirurgia refrativa é uma intervenção cirúrgica rápida, indolor e muito segura, quando realizada por um médico oftalmologista especializado e qualificado.

Existem diferentes técnicas de cirurgia refrativa, como:

Cada técnica de cirurgia refrativa tem suas particularidades, e a escolha mais adequada depende das necessidades individuais de cada paciente e da avaliação do oftalmologista. O ofltamo irá, portanto, determinar qual a técnica mais apropriada para cada caso.

Para altos graus de miopia, astigmatismo ou hipermetropia, por exemplo, a cirurgia de lentes intraoculares é uma opção mais assertiva, na maioria dos casos, que implanta uma lente artificial no olho e corrige o problema.

Independentemente da sua situação, é importante conversar com seu oftalmologista e discutir as opções para o seu caso. Através da cirurgia refrativa, é possível realizar o sonho de se livrar dos óculos e ter uma visão nítida!

Ficou interessado nas cirurgias realizadas na Viselut? Acompanhe nosso trabalhe acessando nosso site, clicando aqui!

Quem pode fazer a cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa pode ser uma ótima opção para quem deseja eliminar o uso dos óculos assim como das lentes de contato.

Com técnicas avançadas, um local adequado e um cirurgião capacitado, é possível dar adeus aos óculos e melhorar a qualidade de vida de forma segura. Além de pacientes com miopia, hipermetropia e astigmatismo, aqueles com presbiopia se beneficiam do tratamento da mesma forma. Podem fazer a cirurgia:

Mas o procedimento não é indicado para todos os casos de problemas de visão:

Antes de decidir pela cirurgia refrativa e eliminar os óculos, é importante passar por uma avaliação oftalmológica e conversar com um profissional capacitado, porque a escolha de um cirurgião experiente e qualificado para realizar a operação é fundamental. Ele irá determinar se você é um bom candidato para o procedimento, explicará os riscos e benefícios e irá lhe orientar individualmente.

Onde realizar a cirurgia refrativa?

Já conhecia cirurgia refrativa e como ela pode transformar a sua vida?

Agora que você já sabe que é possível se livrar dos óculos através da cirurgia refrativa, vai agendar uma avaliação oftalmológica para descobrir se você é um candidato a essa realidade?

As cirurgias sempre devem ser realizadas por um profissional qualificado. Ele será responsável por avaliar sua situação oftalmológica, realizar exames, conversar sobre suas dúvidas e receios e te orientar durante todo o processo.

Em Porto Velho/RO, a Viselut realiza procedimentos clínicos e cirúrgicos para cuidar bem dos seus olhos acima de tudo. Com atendimento emergencial, equipamentos modernos e centro cirúrgico próprio, somos referência em saúde ocular. Para exames, consultas, cirurgias ou atendimento oftalmológico geral, fale conosco e agende um horário. Fale conosco! 

Fontes: IBGE