Você já ouviu falar em “moscas na visão”?
Ou já percebeu, na sua visão, manchas que parecem pontos ou fios pretos flutuando diante dos olhos?
Essas são as moscas volantes, uma queixa comum que pode ou não estar relacionada com outras condições da visão.
O que são moscas na visão?
As moscas volantes, também chamadas de miodesopsias, são pequenas manchas ou pontos escuros flutuantes, que parecem se mover na frente dos olhos. Mas, na verdade, pacientes com essa condição têm esses pontos não diante dos olhos, mas sim dentro deles.
Elas podem ter diferentes formas, como:
- Pontos,
- Filamentos,
- Linhas,
- Teias de aranha,
- Círculos.
Mais comuns em ambientes claros ou iluminados, elas podem ser percebidas durante a leitura ou olhar fixamente para o céu, uma parede vazia ou uma janela.
As moscas na visão são pequenos grumos formados por minúsculas partículas de células, hemácias ou proteínas do vítreo, o tecido gelatinoso que preenche a parte de trás do olho e ajuda a manter sua forma.
Elas podem surgir em diferentes contextos, como causadas pelo envelhecimento, pois o vítreo sofre alterações com o passar do tempo, mas também podem acometer pacientes com miopia ou alguma inflamação ocular, quem passou pela cirurgia de catarata, pacientes com traumatismo no olho ou, em casos mais sérios, quando o vítreo se descola da retina ou quando há algum rasgo na retina.
Geralmente, as moscas na visão são apenas um incômodo e nem sempre elas irão interferir na visão, mas em alguns casos as partículas bloqueiam a luz que entra no olho e lançam sombras na retina, causando maior desconforto.
As moscas na visão podem ser sintomas de quais doenças?
Em grande parte dos casos, as moscas volantes não são uma ameaça para a saúde ocular, mas existem sinais de alerta, como aumento súbito no número ou tamanho, flashes de luz associados e perda da visão, que podem indicar algo mais grave.
Se elas são um problema que não atrapalha a visão, é possível se acostumar com elas, mas em determinados casos elas podem significar ainda:
- Descolamento de retina: esse é um problema grave que, se não for tratado com urgência, pode levar à perda de visão definitiva. Saiba mais sobre o descolamento de retina.
- Inflamação ocular: algumas doenças inflamatórias da retina podem causar, além de dor, inchaço, coceira e visão turva, o aparecimento das moscas volantes.
- Rotura na retina: no descolamento do vítreo, o vítreo fica aderido e, ao se separar, pode provocar lesões como o descolamento da retina.
- Hemorragias na cavidade vítrea: quando acontecem sangramentos , o maior sintoma da condição é o aparecimento de manchas na visão. Mais comum em pacientes diabéticos, casos de descolamento do vítreo ou oclusão venosa da retina.
Por outro lado, quando não oferece perigo à saúde dos olhos, é comum que a condição seja causada por:
- Envelhecimento,
- Pacientes com mais de 40 anos que tenham miopia,
- Após a cirurgia de catarata,
- Trauma ocular.
Independente de outros fatores, o recomendado é sempre procurar um médico oftalmologista ao notar sintomas oculares, como as moscas volantes, mas casos mais sérios como perda súbita de visão demandam orientação imediata.
Diagnóstico e tratamento
Ao apresentar os primeiros sinais de moscas volantes, independente de ter ou não outros sintomas associados, o mais indicado é conversar com seu oftalmologista. Ele irá examinar seu caso específico, fazer os exames necessários, como o exame de fundo de olho ou mapeamento de retina, para diagnosticar possíveis condições e decidir os passos seguintes.
As moscas na visão, por si só, não necessitam de tratamento, mas as doenças que podem causá-las sim.
Quando inofensivas, elas podem permanecer no campo de visão, diminuindo ou desaparecendo com o tempo. Se causam grande desconforto ou comprometimento da visão, o médico oftalmologista poderá recomendar um um procedimento cirúrgico.
A cirurgia também pode ser necessária quando as moscas são causas por descolamento de vítreo ou retina.
Quando procurar ajuda
Apenas um médico oftalmo pode verificar a gravidade do caso, por isso o importante é buscar ajuda o quanto antes, principalmente ao levar em consideração que esse pode ser um sintoma de alerta para procedimentos de urgência.
Os olhos são órgãos complexos e extremamente delicados, e qualquer alteração de visão deve ser investigada para evitar o comprometimento do sentido. Apesar de as moscas volantes serem, geralmente, uma condição benigna, quando estão acompanhadas de flashes de luz ou redução da visão é preciso procurar o oftalmologista especialista com urgência.
Portanto, procure um especialista ao perceber as primeiras manifestações, para definir os próximos passos a partir da avaliação individual da situação.
Como a Viselut pode ajudar
Agora que você já sabe que somente o profissional oftalmologista pode analisar a seriedade caso, assim como determinar a necessidade ou não de tratamento, e quando é necessário ficar alerta sobre essa condição, você pode contar conosco.
Se tiver alguma dúvida em relação a alterações na visão, suspeitar de problemas oculares, apresentar moscas volantes ou qualquer desconforto, não deixe de agendar uma consulta conosco.