Talvez você já tenha escutado sobre eles, mas hoje vai descobrir quais são os principais erros de refração e como corrigi-los. Continue lendo!
Você conhece muitas pessoas que usam óculos? Provavelmente sim, afinal, os erros de refração ou ametropias são extremamente comuns, e nada mais são que defeitos ópticos que impedem a visão nítida. E, embora os erros de refração sejam chamados de distúrbios oculares, não são considerados doenças.
Começando do começo:
A refração é algo normal, que acontece nos olhos de todos nós: é o fenômeno que ocorre quando um feixe de luz atravessa as estruturas do globo ocular até chegar na retina, que irá formar a imagem ao enviar os estímulos ao cérebro. Mas, quando algo dá errado nesse processo, ocorrem os erros de refração.
Entenda o que é a retina

O que são erros de refração

Quando os feixes de luz, por algum motivo, não chegam corretamente na retina, há uma falta de nitidez na visão e acontecem os erros de refração, erros refrativos ou ainda vícios de refração.
Essas condições adversas à visão podem ocorrer sutilmente, sem interferir gravemente na saúde ocular, mas aumentar gradativamente, com sintomas graves, perigos ao dia a dia do paciente e muito desconforto, além de prejudica seriamente a qualidade de vida.
As causas mais comuns dos principais erros de refração, que impedem que os feixes de luz sejam focalizados na retina, incluem:
Esses erros de refração são separados conforme as alterações, como tamanho e irregularidade na córnea, e são a miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.

Quais são os principais erros de refração

Existem 4 tipos de vícios de refração:
  1. Miopia;
  2. Hipermetropia;
  3. Astigmatismo;
  4. Presbiopia.
Conheça melhor cada um deles a seguir.
Cada erro de refração possui, além das diferentes manifestações, diferenças no que diz respeito ao grau, que podendo progredir, diminuir ou permanecer estável.
É possível, ainda, ter mais de um erro refrativo, como miopia e astigmatismo juntos, no mesmo olho, e hipermetropia e astigmatismo também em um só olho; assim como condições diferentes em cada olho. Apenas não é possível apresentar miopia e hipermetropia em um mesmo olho.

Principais sintomas dos erros de refração

Quase todo mundo conhece alguém – ou é essa pessoa – que não costuma cumprimentar conhecidos na rua, pois não percebe sua presença. Se você faz isso e ignora esse fato, deve ficar atento, pois a dificuldade em reconhecer alguém distante é um grande sinal de miopia.
Além da dificuldade de enxergar de perto, longe ou ambos, os erros refrativos ainda causam sintomas que ajudam a ficar alerta para as condições. Conheça alguns:
O principal sintoma (dificuldade de focalizar objetos) depende do erro refrativo, que pode prejudicar a visão para perto e/ou longe.
Esses sintomas devem ser relatados a um médico oftalmologista assim que notados. O diagnóstico dos erros refrativos é fácil, principalmente para pacientes que realizam consultas regulares com o oftalmo, que em um simples exame de rotina consegue descobrir algum erro de refração .

Como corrigir

Como você pode perceber, os erros de refração causam grande prejuízo à qualidade de vida, e podem até mesmo ser um risco à segurança do paciente.
Mas, além disso, esses problemas de visão podem evoluir quando não são identificados e tratados adequadamente, então procurar um especialista é fundamental para manter em dia a saúde visual, mesmo não apresentando sintomas, para acompanhamento preventivo.
A boa notícia é que há correção e tratamento para essas condições.
Os erros de refração podem ser estabilizados e ter seus sintomas reduzidos com o tratamento correto, ou podem ser corrigidos cirurgicamente.
A cirurgia refrativa é uma alternativa em boa parte dos casos, e com técnicas cirúrgicas modernas, possui mínimos riscos e efeitos colaterais.

Como funciona a cirurgia refrativa

Esse procedimento modifica a curvatura da córnea ou a remodelam primorosamente, corrigindo o lugar de foco dos raios luminosos e permitindo que as imagens se focalizem nitidamente sobre a retina.
Também é possível corrigir dois problemas em uma única cirurgia refrativa, mas para realizar o procedimento, é necessário antes passar por uma avaliação completa com o médico oftalmologista, que irá analisar características particulares do seu problema, como a curvatura da córnea, e fazer exames pré-operatórios.
A cirurgia refrativa é um procedimento rápido e seguro, totalmente indolor e eficaz, porém nem todos os pacientes podem realizar o procedimento: é preciso ter mais de 21 anos e não ter sofrido alteração de grau no período recente.
Ao cogitar a opção, converse com um profissional especializado para um diagnóstico correto e indicar a melhor forma de tratamento para o seu caso.

Conclusão

Se você mantém as consultas oftalmológicas e exames de rotina em dia, não há com o que se preocupar. Além disso, com o diagnóstico médico e acompanhamento do oftalmologista, não há perdas na qualidade de vida.
Se você ou alguém da sua família for diagnosticado com algum erro refrativo e decidir pelo tratamento com a cirurgia refrativa, lembre-se de conversar com um médico oftalmologista especializado e de confiança, para definir o melhor tipo de cirurgia para o seu caso específicos e se as particularidades do paciente permitem o tratamento.
Aqui na Viselut, trabalhamos com tratamentos e procedimentos cirúrgicos para diversas condições oculares, como a cirurgia refrativa. Além dessa, atuamos no tratamento de glaucoma, catarata, doenças da retina e outros distúrbios da visão, analisando cada paciente individualmente, com uma infraestrutura moderna e amplamente equipada, e uma equipe completa especialista para cirurgias oculares.
E, se você precisar, aqui encontra atendimento emergencial e cirurgias de urgência para casos graves com risco de perda da visão.
Lembre-se que cuidar da saúde dos seus olhos é cuidar da visão do seu futuro. E nós estamos aqui para ajudar!
Entre em contato conosco e agende uma consulta!